quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Câncer do corpo e o câncer da alma


Algo que me chama bastante atenção quando leio no evangelho, a passagem de Lázaro. Percebo o quanto Jesus é Deus e Homem em seus atos, gestos e palavras. Sabe-se que na cultura judaica, toda pessoa que tivesse a lepra não era digno de permanecer no convívio social já que, além de contagiosa era considerada castigo de Deus. Assim, certa vez, aproximou-se de Jesus um homem com lepra; acredita-se que esse homem estivesse às margens de alguma cidade. Aquele homem suplicava, implorava, clamava e chorava pedindo a Jesus que o curasse, ou seja, que o libertasse daquela lepra. Naquele mesmo instante, Jesus estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: ”Eu quero, sê curado” (Mc 1, 41). A lepra sumiu imediatamente.
Quantas vezes, o nosso interior encontra-se tão ferido como o leproso. Tantos sentimentos que nos tornam lepra. Tantos pensamentos, atitudes e gestos que nos identificam com o leproso. A palavra Lázaro vem da palavra “leproso”. A lepra é conhecida atualmente como hanseníase. Lázaro era todo lepra.
Ninguém pode afirmar que quando a palavra de Deus fala do leproso seja só lepra no corpo. Acredito que a primeira lepra é aquela que se origina no coração e daí vai tomando conta de todo o corpo. Quantas pessoas guardam a lepra do ódio, do ciúme e da inveja em seu coração. Enquanto essas lepras do nosso interior não forem curadas ou até mesmo expostas a quem de direito pode curá-las, elas irão nos matando e nos consumindo até ultrapassar para o nosso exterior. Agora não como sentimento, ou algo abstrato, porém como algo evidente, concreto e que deforma o corpo. Podemos atribuir o nome de Câncer. Já não é mais o câncer da alma, que estava guardado dentro de nós, porém, o câncer agora é do corpo, da carne.
Tantos de nós vivemos amarrados e atados a tantos fatos do passado, não conseguiram ainda a liberar perdão. Quantas pessoas nos roubaram de nós. Quantas pessoas contribuíram para sermos pessoas rancorosas, egoístas e cheias de deslizes que não sabemos de onde são provenientes. Porém, não deve ser essas coisas que nos levem a morte mais cedo, quando me refiro a morte não falo só da morte do corpo, mas, morte de alma. Essa morte que muitas vezes nos impulsiona a não querer mais viver, pois já não tem sentido para isso.
Jesus, ao vê aquele leproso, compadeceu-se e teve compaixão. O leproso não conseguia mais esconder a sua lepra, para ninguém, muito menos para Jesus, que viu além. Jesus no gesto de humildade e igualdade com o leproso estende a mão e o toca. Esse ato de Jesus com o leproso vem nos confirmar que Jesus tudo pode. Jesus toca o intocável. Que coisa belíssima, Jesus ultrapassa todas as limitações impostas pela lei e por seus doutores para tocar, para curar, para sarar um homem. Homem que já não tinha mais esperança de voltar ao convívio social e muito menos de sua família. Podemos dizer que Jesus cura o incurável.
O que é intocável para você hoje? O que é incurável para você hoje? Vai, apresenta a Jesus a sua situação, o seu incurável, o seu intocável, como o leproso disse: “Se queres podes limpar-me” (Mc 1, 40). Não tenhas medo, o que pode acontecer é que você pode ficar livre, nada mais. Você quer? Então comece agora mostrando sua situação a Jesus e deixe que Ele faça o resto em seu ser. Olhe agora pra você e veja o que aos seus olhos é intocável em seu ser e apresente com fé a Jesus. A sua libertação está próxima. Lembre-se uma das maneiras de mostrar a Jesus o seu intocável é a Confissão, que é sacramento de cura e de Salvação.
O leproso não perdeu tempo ao vê Jesus, ele aproximou-se, de joelhos e suplicou.

Autor: Girlene Edson de Oliveira amaro.

Um comentário:

  1. seu blog é mto lega vou te seguir me siga tbm
    http://coisasboasdavida-kahlopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir