sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Silêncio de Deus


 


Quando a voz de Deus cessa tudo parece neutro e sem vida. Parece que o silêncio incomoda o nosso ser, principalmente para os que ouvem com frequência a voz do Senhor. Pensamos que Deus se esqueceu de nós e não cuida mais. Esquecemos que até no silêncio Deus fala e guia-nos.
Certa vez, resolvi silenciar na presença de Jesus Eucarístico, não porque eu quisesse, pois fui movido pelas circunstâncias da vida. O silêncio dos meus lábios impulsionava o meu coração e os meus olhos a falar. Falar com uma linguagem que nem todas as pessoas compreendem a linguagem do coração. O meu coração expunha a Jesus tudo que eu estava sentido naquele momento, o meu olhar fixo e penetrante nos olhos de Jesus fazia com que saíssem lágrimas e lavassem a minha face chegando ao coração.
Naquele instante acontecia um encontro pessoal de amor entre a criatura e o seu Criador. Aquele que lia nas linhas do coração a essência da vida de um subjetivo ser. Tudo se acalmava, entrando em sintonia e equilibrando todo ser desequilibrado.  Podemos fazer aqui uma analogia à palavra de Deus quando Jesus penetrava o coração da mulher prostituída e tocava a sua alma devolvendo sua dignidade e lhe ensinando novamente a amar. No mesmo instante a mulher recuperou o sentido da vida e recobrou a dignidade redescobrindo o seu valor e o valor daquele que o reencontrara.
Assim, o silêncio de Deus torna-se sustento para revigorar as forças da alma e do coração. É no silencio que Deus se encontra conosco e nós nos encontramos com Ele. Um encontro atrativo e envolvente de duas pessoas que se amam, só que neste caso, um amor supera o outro e supri outras necessidades do corpo e da alma.
Muitas vezes nos utilizamos de figuras de linguagem para a comunicação e esquecemo-nos da linguagem do silêncio. O silêncio que fala e deixa ecoar no ar a voz que não quer calar.
Essa situação é muito visível quando algo nos desagrada e para não desagradarmos o outro silenciamos causando em nós um impacto revolucionário. Sabemos que algumas pessoas adoecem por não conseguir exprimir o que se sente ou o que se sabe chegando até a sofrer reações no seu sistema nervoso.
O silêncio de Deus às vezes incomoda e causa incertezas na alma e no coração. Em algumas situações da nossa vida quando Deus silencia ficamos logo agitados e inseguros, parece que Ele não nos escuta e se escuta esqueceu-se de nós. Situações que não entendemos e questionamos o porquê, Deus por nos amar com um amor incomparável quer nos corrigir para sermos melhores em todos os sentidos da nossa vida. Deus silencia esperando de nós mudança de vida e conversão.
Sabemos que temos muito a mudar, e sabemos que não vamos mudar sozinhos que precisamos do silêncio de Deus para nos corrigir. Ele é capaz!




Autor: Girlene Edson de Oliveira Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário