quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dom Eugênio de Araújo Sales: história e fé

             


       Dom Eugênio de Araújo Sales: história e fé


Na antiga Catuana, na cidade de Acari, aos 20 de novembro de 1920 nasceu Eugênio de Araújo Sales. Garoto esperto, curioso e caridoso, que logo teve de ser retirado da paisagem do sertão para a cidade de São José do Mipibu, local onde nasceram seus irmãos Silvio, Alaíde, Cleomar e Heitor, atualmente arcebispo emérito de Natal. Passando só dois anos na sua cidade natal.
Filho do Dr. Celso Dantas Sales, advogado e juiz e de D. Josefa de Araújo Sales, Eugênio faz parte de uma das famílias mais tradicionais do Seridó, a família Araújo. Proveniente do ramo genealógico de Manoel da Anunciação Lira, de Missão Velha, no Ceará e de D. Vitória Filgueira de Jesus, pernambucana de Vitória de Santo Antão.
O batizado de Eugênio de Araújo Sales foi celebrado na Matriz de nossa Senhora da Guia, em Acari, aos 28 de novembro de 1920, cerimônia oficializada pelo vigário Pe. João clemente de Morais Barreto. Seus padrinhos foram o Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros e d. Alice Godoy de Medeiros representados por procuração pelo Dr. Silvino Bezerra Neto e D. Maria e Sá Bezerra.
Eugênio foi crescendo e se moldando, sendo disciplinado por uma educação tradicional que impunha uma moral religiosa e conservadora. Assim, a disciplina foi controlando os impulsos e inclinações de Eugênio levando-o ao sacerdócio. Assim como o mesmo afirma: “(...) Quando estava ainda nos primeiros exames de ginásio, havia manifestado o desejo de ser sacerdote”.
Entrou no Seminário aos 17 anos sendo apresentado pela sua família. No dia 21 de novembro de 1943, foi ordenado sacerdote por D. Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, arcebispo de Natal. Iniciou sua vida pastoral como vigário cooperador da Paróquia de Nova Cruz. Em 1944, foi para o Seminário de São Pedro, onde exerceu as seguintes funções: orientador espiritual, professor e ecônomo.
No ano de 1954, o Padre Eugenio foi sagrado bispo por D. José de Medeiros Delgado, em Natal, no Alecrim. Sua sagração episcopal foi no dia 15 de agosto, quando a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora e o no mesmo dia, festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari.
Com sua ação, como bispo auxiliar de Natal, Dom Eugênio vai tornando-se conhecido no Brasil e no mundo, logo sendo nomeado Administrador Apostólico de Natal, em 1962. Em 1964, é nomeado administrador Apostólico de São Salvador, na Bahia, tornando-se Arcebispo Primaz do Brasil em 1968. Em 1969 é nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI, e, em 1971, foi transferido para Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro.
Dom Eugênio, em 1958, foi convocado com todos os bispos do mundo para compor as comissões que formaram o Concílio Vaticano II. Ainda participou da Conferência Geral de Bispos, em Medellín, como presidente do Secretariado de Ação Social do CELAM.
Dom Eugênio sempre deixou marcas de sua ação evangelizadora e social no Seridó ajudando na formação do clero local, abrigando seminaristas no Seminário São Pedro, no Rio de Janeiro durante 20 anos. Além disso, ajudou com outras instituições na construção do açude Logradouro, em Caicó.
A cidade de Acari sediou os grandes momentos da vida sacerdotal de dom Eugênio, onde o mesmo escolheu sua terra natal para suas primeiras celebrações solenes, como bispo e como cardeal. Ainda celebrou uma missa solene no dia 15 de agosto de 2004, por ocasião dos seus 50 anos de sagração episcopal na Matriz de Nossa Senhora da Guia.
Dom Eugênio de Araújo Sales, sinal de contradição para o mundo, canal abundante da graça de Deus. Eternas Saudades.

                                                                                                             Girlene Edson de Oliveira Amaro
                                                                                                                             Historiador

Um comentário:

  1. Um primódio de respeito em nossa igreja católica, por pouco não foi papa, com convicção de uma vida mais justa.

    ResponderExcluir