sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Festa de Agosto: Fé e Tradição





O mês de agosto é cheio de expectativas. Familiares distantes, amigos, pessoas diferentes, orações, músicas, feirinha de artesanato e comidas típicas, enfim, variedades de atividades e atrações que fortalecem a cultura local e o turismo. É assim em Acari. Tudo se transforma a partir da pintura dos prédios públicos, das praças, dos meios-fios e das fachadas das casas, limpeza mais eficiente para receber o visitante, os filhos ilustres que retornam a casa para visitar seus pais, parentes e amigos, como também, saborear os pratos de outrora e o aconchego da sossegada cidade. O ato de dar, receber e retribuir torna-se mais presente e visível para os que chegam à cidade percebendo logo a hospitalidade e o aconchego do anfitrião.
O fascínio da cidade empolga desde a criançada que se envolve nos parques de diversão, como os jovens que vislumbram as atrações do pavilhão, do Municipal Clube e do Espaço da Vila. A banda de música desvela admiração e satisfação pelos que estão nas ruas e os que saem à porta para ver a banda passar. 
Espaço de sociabilidade, aprendizados, festas, cerimônias e de fenômeno cultural. Assim entra em destaque o Museu Histórico de Acari, com irreverência e atribuição de significados ao passado, ao presente e ao futuro. Com suas Tintas e Cores enaltece os artistas locais como: Fé Córdula, Getúlio Araújo, Guia Benavides, Isaías, Lígia Dantas, Paé e os artistas regionais: André Vicente, Custódio, Davina, Assis Costa, Francinaldo Moura, Francisco Walter, Joabel, João Antônio e Nanael. Ainda aguçam a curiosidade com os lançamentos de obras literárias: livros e revistas.
A materialidade do passado se faz presente no casario urbano que descreve em suas fachadas o traço do tempo dos primeiros construtores da arquitetura local. Passado e presente se encontram nas ruas da cidade de Acari.
A cidade imaginária se projeta, torna-se visível e sensível aos apelos do povo que desfruta de tudo que a festa oferece: fé, oração, amor, prazer, satisfação e o orgulho de ser acariense.
Acari, espaço privilegiado por suas belezas naturais e arquitetônicas, por sua cultura, por seu povo hospitaleiro, por sua fé e sua generosidade.

Autor: Girlene Edson de Oliveira Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário