segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A sacralização do corpo


O livro do Gênese vem retratar que o homem é imagem e semelhança de Deus, pois o homem veio de Deus e para Ele irá. Então Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Cf. Gn. 1, 26 a). Assim, Deus em sua plenitude fez o homem dotado de aptidões e de beleza interna e externa. Deus externou o seu Amor por meio do corpo humano, que como o mesmo diz em sua palavra é sua imagem e semelhança. Deus dotou o homem de beleza.
Desde tempos remotos, o corpo é tido como algo sagrado e consagrado por vários povos em várias épocas históricas. Podemos citar os antigos egípcios que acreditavam que o corpo tinha de ser conservado para receber um novo espírito. Já para alguns africanos tribais, o corpo era portador de força, de energia e de coragem. Assim em algumas de suas lutas, o vencedor tomava o líquido que saia do corpo de seu adversário que ficava exposto ao sol durante dias sobre uma mesa de pedra com um furo no meio e um vasilhame abaixo da mesa para aparar aquele líquido.
O corpo era o canalizador de força, de energia e de coragem, mas não só disso, era tido como algo sagrado e até mesmo semelhante ao corpo de “deus”. Deus na forma do homem, homem na forma de deus.  Assim, vemos que o corpo foi perdendo seu caráter de sagrado e foi se tornando paganizado e sem valor. Muito contribuiu para isso. O consumismo, o capitalismo, o liberalismo sexual e a vulgarização do corpo.
Na lógica do cristianismo, o corpo permanece sendo algo sagrado, não pelo simples fato de achar que o corpo é portador de força, de energia, de coragem e de outros, mas pelo fato do corpo ser sacrário de Deus e não um deus. Nessa vertente, o corpo é templo, é reservatório de Deus que é trino e ao mesmo tempo uno. O corpo é sagrado por guardar Deus e ser sua imagem e semelhança. Deus quis se fazer semelhante ao homem, quis ir além, morando neste frasco que é o ser humano.
No capítulo 6 do gênese, o Senhor diz que o seu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porque o homem todo é carne e sendo carne não respeita o seu corpo que é santo e vindo de Deus. O apóstolo Paulo, na I Coríntios 6, 15ss, faz a seguinte interrogação: “Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum!”
Quantas pessoas vivem a dessacralização do corpo, como se o corpo fosse apenas matéria e nada mais. Um objeto sem valor moral e espiritual, objeto de consumo, de desejo e de prazer. Essas pessoas perderam a noção do sagrado e do profano, e se profanam no privado ou até mesmo no público. Não podemos esquecer que somos membros de Cristo e que Dele viemos e para Ele vamos. O que iremos apresentá-lo?


Autor: Girlene Edson de Oliveira Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário