domingo, 5 de junho de 2011

As marcas que não se apagam


Certa vez, ouvi um padre falar sobre as pessoas que já havia morrido. Na sua fala ele fez referência à seguinte frase: “Quem vai embora esquece algo nos que ficam”. Essa frase chamou-me à atenção, pois acredito nisto. Sei que os que partem deixam algo nos que ainda estão aqui, isso não só é para quem morre, mas para os que vão uma viagem para um lugar distante e pensamos que não os veremos mais.
Tantas pessoas passam nas nossas vidas nos deixando marcas! Algumas dessas marcas positivas e outras negativas. Marcas até mesmo inapagáveis no nosso consciente e na nossa história particular da mesma forma que pessoas deixam marcas, nós também as marcamos.
Deus nos deixou marcas, e elas são profundas. As marcas de Deus são eternas em nossa história de vida, porém muitas delas passam despercebidas por nós e pelos que convivem conosco. Já parou pra pensar nas marcas de Deus em você? Os traços de Deus nos rostos das pessoas, mesmos nas pessoas que julgamos más. As marcas de Deus em nós são marcas inapagáveis, são marcas de eternidade, são marcas de Deus, são marcas de Amor. A primeira carta de João, no capítulo um vem dizendo que Deus é Amor. Uma das primeiras marcas de Deus em nós é o Amor. Deus nos criou por que nos ama. Você e eu não estamos aqui por mera coincidência do destino, estamos aqui porque Deus nos ama. E porque Ele te ama, Ele sonhou com você e comigo, nos deu vida através de um homem e uma mulher, os quais Ele escolheu para serem seus pais.
Os nossos pais são outra marca de Deus em nossa vida. Mesmo com seus defeitos, eles nos amam, da mesma forma como somos. Uma maneira de Deus nos amar todos os dias é por meio de nossos pais, mesmo que eles não digam que nos ama. As marcas de nossos pais em nós são marcas de Deus, sendo assim, marcas do eterno.
Outra marca de Deus em nossa vida são os nossos amigos. Aqueles anjos que o céu colocou em nossas vidas para iluminar os nossos caminhos e a nossa história. Tantas vezes Deus vem nos falar por meio deles, nos corrigir, nos exortar, nos amar e ser remédio nos momentos de dor. Assim diz o livro do eclesiástico no capítulo seis: “Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”.
Quantas marcas de amor Deus deixou nas nossas vidas! Assim acontece na história da humanidade, marcas de um Deus Criador, de um Deus Salvador e de um Deus Misericordioso.
Algum tempo passado, um jovem perguntou-me por que Deus permitia tantas situações de pecado na sua vida, por que existia tantos assaltos e assassinatos no mundo, se tantos se pregava que Deus é Amor. Tentei explicar para ele e convencer seu coração de que realmente Deus é Amor, mas Deus nos deu liberdade, e essa em sua maioria deixa o homem cego, tornando o capaz de várias coisas, inclusive tirar a vida do outro, só por ganância e poder. Disse para o jovem que não podemos parar nas pessoas e em suas limitações, temos de procurar ver além de tudo que está ao nosso alcance. Naquele instante, começamos a orar e aquele jovem foi se envolvendo de um amor que ele nunca havia sentido e foi se convencendo que Deus o ama e é Amor. Esse jovem partiu levando marcas indeléveis em seu coração, na sua alma e na sua história, da mesma forma que as deixou.
Por isso, quem parte deixa um pouco dele em nós, e nós deixamos um pouco de nós nele.


                             Girlene Edson de Oliveira Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário